START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

Curso: Governança Corporativa e Compliance
(como fator estratégico para conselhos)

OBJETIVO:
Apresentar aos participantes os principais desafios para se alcançar uma efetiva integração entre a governança corporativa, a gestão de riscos, a atividade de compliance e a estratégia da empresa Provocar reflexões e mudanças de perfil de gestão e conhecimento, com utilização das melhores práticas de gestão, contribuindo, assim, para a identificação de oportunidades de ações para a organização.

METODOLOGIA:
Exposição de temas e exemplos práticos e reais. Elaboração de Exercícios, Políticas, Normas e Procedimentos, além de Estudo de Casos.Os encontros serão conduzidos visando a propiciar aos participantes um desenvolvimento conceitual progressivo e consistente. A metodologia de ensino contempla instrumentos e técnicas que assegurem aos participantes atingir os objetivos do programa, destacando-se: aulas expositivas, resolução de casos, trabalhos em equipe, elaboração de políticas, normas e procedimentos e apresentações em sala. Para promover maior interação e tornar o curso mais dinâmico e proveitoso serão estimulados debates durante as exposições realizadas pelo facilitador e participantes.

INSTRUTORA: JANAÍNA MACEDO CALVO – Mestre em Controladoria pelo Mackenzie, economista formada pela FAAP, contabilista formada pelo Osvaldo Cruz com MBA Executivo pela BBS – Brasilian Business School (módulo internacional realizado em Luanda – Angola). Janaina Macedo Calvo atuou, no setor público, como Conselheira de Emprego e Renda do Estado de São Paulo e Conselheira do Banco do Povo (baseado na experiência do Grameen Bank). Na área executiva, atuou como Gerente de Pessoal e Finanças do Crea-SP, o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina. Professora dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, das Faculdades Eniac, Estácio, do Instituto Nacional de Pós-Graduação e Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professora-autora de diversos cursos de extensão e colunista no blog Café&Finanças. Foi também colaboradora na rádio Nova Difusora AM e colunista em finanças da revista Crea – online. Em 2015 recebeu o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil pela Braslider–Associação Brasileira de Liderança. Personal Coacher e Master Coacher (Business and Executive Coaching) pelo Instituto Holos/São Paulo com certificado do ISOR System International. Praticioner em PNL pela Elsever licenciado pela The Society of NLP. Em 2017 foi co-autora do livro Histórias de Sucesso 2 em parceria com a editora Global Partners compartilhando um pouco da sua e de outras histórias contadas no âmbito pessoal e profissional, mostrando o que se pode mudar. E também recebeu o Prêmio Comunicação&Destaque, na categoria Professora Palestrante de finanças pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Introdução à Governança Corporativa e Compliance Aferindo Nível de Compliance. Apresentar Conceitos, a Origem e Princípios e Definições de Governança Corporativa e Compliance; “What is Corporate Governance?” ; Aferir o nível atual de Compliance.
1.1. Apresentação do Programa do Curso
1.2. Elaborar um “novo” conceito sobre “O que é Governança Corporativa e Compliance”.
1.3. Questões para medir conhecimentos atuais sobre Governança Corporativa e Compliance.
1.4. Pesquisa sobre nível de Compliance e como medi-los nas Organizações.
Preparação Prévia do Participante: Aplicação de jogo de negociação.

2. Fracassos Corporativos associados a Problemas de Governança Estrutura Organizacional e Sistema de Decisões
Apresentar Fracassos Corporativos associados a Problemas de Governança; “Corporate Failure from Poor Governance”; Apresentar Estruturas Organizacionais que possam esclarecer atribuições dos Acionistas, Conselhos de Administração e Fiscal, Auditoria, CEO e Demais Diretores; “Organization Chart and Company Boards”.
2.1. Apresentação de Casos de Fracassos Corporativos associados a Problemas de Governança como das empresas Enron, Banco Panamericano, Banco do Vaticano, Banco Marka e Parmalat.
2.2. Apresentação de Estruturas Organizacionais que possam esclarecer atribuições dos Acionistas, Conselhos de Administração e Fiscal, Auditoria, CEO e Demais Diretores
Preparação Prévia do Participante: Trabalho em Grupo sobre Tema da Aula Anterior

3. Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa – A contribuição resultante da integração governança – riscos – compliance – estratégia.
Conceituar itens relacionados à Governança: Propriedade; Conselho de Administração; Gestão; Property”, “Board Committees” and “Management”; Auditoria Independente; Conselho Fiscal; Conduta e Conflito de Interesses; “External Audit”, “Board Committees” and “Code of Conduct”.
3.1. Exposição de Itens relacionados à Governança:
1 – Propriedade;
2 – Conselho de Administração;
3 – Gestão;
4 – Auditoria Independente;
5 – Conselho Fiscal;
6 – Conduta e Conflito de Interesses.
4. Código de Ética, Estudos de Caso de Boa Governança Corporativa, Disque Denúncia, O Programa de Integridade da CGU. ISO 37001, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Relacionamento com Autoridades, A importância da governança e a utilização do BSC para atingimento da estratégia.
Definir Código de Ética e Padrões de Conduta, “Code of Ethics”, Analisar Casos de Boa Governança Corporativa, “Case Studies in Corporate Governance”, Avaliar a Lei anticorrupção – critério de sujeição transparência corporativa.
4.1. Elaborar e Implementar, se for o caso, Código de Ética e Padrões de Conduta.
4.2. Estudo de Casos de Boa Governança Corporativa de Organizações como Banco Central do Brasil e Banco Santander, além de Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) e Natura.
Preparação Prévia do Participante: Trabalho em Grupo sobre Tema da Aula Anterior.

BIBLIOGRAFIAS RECOMENDADAS:
AGUILAR, Maria José; ANDER-EGG, Ezequiel; CLASEN, Jaime A. Avaliação de serviços e programas sociais. Vozes, 1995.
ASHLEY, Patrícia Almeida et al. Ética e responsabilidade socianos negócios. São Paulo: Saraiva. 2ª. Edição, 2005.
ASSIS, Marcos. Gestão de Compliance e seus desafios: como implementar controles internos, superar desafios e manter a eficiência dos negócios. São Paulo: Saint PauEditora, 2013. 
BERNARDO, Camila Oliveira. Identificação das principais partes interessadas de um Programa de Compliance Anticorrupção brasileiro, a partir do PMBOK®. São Paulo, 2014.
BITTENCOURT, Sidney. Comentários à Lei Anticorrupção: Lei 12.846/2013. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.
CANDELORO, Ana Paula P,; De RIZZO, Maria Balbina Martins; PINHO; Vinícius. Compliance 360°: riscos, estratégias, conflitos e vaidades no mundo corporativo. São Paulo: Trevisan Editora Universitária, 2012.
COIMBRA, Marcelo de Aguiar; BINDER, Vanessa Alessi Manzi (organizadores). Manuade compliance: preservando a boa governança e a integridade das organizações. São Paulo: Atlas, 2010. Comissão MundiaIndependente sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, “Nosso Futuro Comum", Editora da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1988.
COMPLIANCE TOTAL. Como construir um programa de compliance.Disponívelem:<https://www.compliancetotal.com.br/compliance/como_construir_um _programa_de_complia nce>. Acesso em 21 mar. 2016.

CARGA HORÁRIA: 20 (vinte) horas distribuídas em dois dias e meio de curso.

LOCAL: FORTALEZA-CE – Comfort Hotel – Rua Frei Mansueto, 160 – Meireles, Fortaleza – CE, 60175-070.

DATA: 22 à 24 de Maio de 2019.

CRONOGRAMA: 22 à 23 de Maio de 2019Início: 08h | Intervalo: 10h20min às 10h40min | Almoço: 12h00min às 13h30min | Intervalo: 15h30min às 15h50min | Término: 17h40min. 24 de Maio de 2019 Início: 08h | Intervalo: 10h20min às 10h40min | Término: 12h40min.

HORÁRIO: 08:00h às 18:00h.

INVESTIMENTO: R$ 1.800,00 (Hum Mil e Oitocentos Reais). Incluso material didático, certificado e coffee – break.  Condições especiais acima de 02 participantes de uma mesma entidade. Para seu melhor aproveitamento, sugerimos que traga seu notebook.

PRAZO DAS INSCRIÇÕES: até dia 11 de Maio de 2019, prorrogável caso haja disponibilidade de vagas.

FORMA DE PAGAMENTO: Transferência Bancária (após transferência, enviar  comprovante). O pagamento deve ser efetuado até 48 (quarenta e oito) horas antes do início do treinamento. Será emitida nota fiscal eletrônica dos serviços prestados. Dessa forma, é necessário o preenchimento completo da ficha de inscrição.

CANCELAMENTO, SUBSTITUIÇÃO E PRORROGAÇÃO DO CURSO:
Para  o cancelamento de inscrição(ões), substituição(ões) de participante(s) ou aproveitar o(s) crédito(s) noutros   eventos da Hilana de Paula da Cunha Treinamentos – ME. A realização do curso será confirmada em até 10 dias antes do mesmo, uma vez que está sujeita a quórum de participantes, podendo a empresa optar pela prorrogação.

A realização do mesmo está sujeita a quórum de participantes, podendo à empresa optar pela prorrogação.

DADOS BANCÁRIOS: Hilana de Paula da Cunha Treinamentos – ME.
CNPJ: 23.436.077 / 0001-04 /  Banco: Caixa Econômica Federal
Operação: 003 | Agência: 1047 | Conta: 00002950-9.
Dúvidas: contato@dinamicatreinamentos.com.br ou (85) 3032.0368.