START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

Curso: CONVERGÊNCIA CONTÁBIL
PARA CONSELHOS DE FISCALIZAÇÃO
(desmembramento da lei 4.320/64 sobre a
ótica da contabilidade internacional
)

OBJETIVO:
Habilitar o participante no entendimento da dinâmica da Contabilidade Pública. Conhecer os conceitos e procedimentos contábeis da Administração pública e seu sistema contábil os princípios contábeis e aplicabilidade a contabilidade pública. Compreender como é realizada a contabilização dos sistemas orçamentário, financeiro e patrimonial. Executar registros de operações orçamentários financeiros e patrimoniais, os conceitos de empresa pública e orçamento público. Perceber e vivenciar a dinâmica contábil aplicada (escrituração contábil), da gestão pública.

METODOLOGIA:
Exposição de temas e exemplos práticos e reais. Elaboração de Exercícios, Políticas, Normas e Procedimentos, além de Estudo de Casos.Os encontros serão conduzidos visando a propiciar aos participantes um desenvolvimento conceitual progressivo e consistente. A metodologia de ensino contempla instrumentos e técnicas que assegurem aos participantes atingir os objetivos do programa, destacando-se: aulas expositivas, resolução de casos, trabalhos em equipe, elaboração de políticas, normas e procedimentos e apresentações em sala. Para promover maior interação e tornar o curso mais dinâmico e proveitoso serão estimulados debates durante as exposições realizadas pelo facilitador e participantes.

INSTRUTORA: JANAÍNA MACEDO CALVO – Mestre em Controladoria pelo Mackenzie, economista formada pela FAAP, contabilista formada pelo Osvaldo Cruz com MBA Executivo pela BBS – Brasilian Business School (módulo internacional realizado em Luanda – Angola). Janaina Macedo Calvo atuou, no setor público, como Conselheira de Emprego e Renda do Estado de São Paulo e Conselheira do Banco do Povo (baseado na experiência do Grameen Bank). Na área executiva, atuou como Gerente de Pessoal e Finanças do Crea-SP, o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina. Professora dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, das Faculdades Eniac, Estácio, do Instituto Nacional de Pós-Graduação e Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professora-autora de diversos cursos de extensão e colunista no blog Café&Finanças. Foi também colaboradora na rádio Nova Difusora AM e colunista em finanças da revista Crea – online. Em 2015 recebeu o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil pela Braslider–Associação Brasileira de Liderança. Personal Coacher e Master Coacher (Business and Executive Coaching) pelo Instituto Holos/São Paulo com certificado do ISOR System International. Praticioner em PNL pela Elsever licenciado pela The Society of NLP. Em 2017 foi co-autora do livro Histórias de Sucesso 2 em parceria com a editora Global Partners compartilhando um pouco da sua e de outras histórias contadas no âmbito pessoal e profissional, mostrando o que se pode mudar. E também recebeu o Prêmio Comunicação&Destaque, na categoria Professora Palestrante de finanças pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Conhecendo a contabilidade publica – Planejamento nos Conselhos de Fiscalização. Apresentar os princípios orçamentários e conceitos públicos e de planejamento.
1.1. Receita Orçamentária: Modalidades de Ingressos / Enfoques da Receita / Conceito de Receita Orçamentária / Classificações da Receita Orçamentária / Estágios da Receita;
1.2. Procedimentos Referentes à receita orçamentária: Deduções da Receita Orçamentária / Imposto de Renda Retido na Fonte / Transferências de Recursos Intergovernamentais / Remuneração de depósitos bancários / Receita Orçamentária por Baixa de Dívida Ativa; Fonte/Destinação de Recursos;
1.3. Despesa Orçamentária: Modalidades de dispêndios / classificações da despesa orçamentária; Créditos Orçamentários / Etapas da Despesa Orçamentária; Transferência e delegação; Restos a pagar; Suprimento de fundos.
Preparação prévia do participante: Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP – 7ª Edição – Parte IV – Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP

2. Falando de aspectos patrimoniais.
Explicar sobre Estrutura Conceitual da Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Elementos das Demonstrações Contábeis para analise gerencial dos conselhos de fiscalização
2.1. Conceitos:
a. Definição de elemento;
b. Ativo;
c. Passivo;
d. Situação Patrimonial Líquida;
e. Receita e Despesa;
f. Superávit ou Déficit;
g. Contribuições dos Proprietários e Distribuições dos Proprietários;
h. Outros Recursos e Outras Obrigações.
2.2. Reconhecimento nas Demonstrações Contábeis.
a. Critérios de reconhecimento;
b. Incerteza quanto à mensuração;
c. Evidenciação e reconhecimento;
d. Desreconhecimento;
Preparação prévia do participante: Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP – 7ª Edição – Parte IV – Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP.

3. Analise dos indicadores.
Analise dos indicadores contabeis e financeiros das demonstrações contabeis.
3.1. Conteúdo:
1. Introdução;
2. Balanço Orçamentário;
3. Balanço Financeiro;
4. Demonstração das Variações Patrimoniais;
5. Balanço Patrimonial;
6. Demonstração dos Fluxos de Caixa;
7. Demonstração das Mutações no Patrimônio Líquido;
8. Notas Explicativas;
9. Consolidação das Demonstrações Contábeis.
Preparação prévia do participante: Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP – 7ª Edição – Parte IV – Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP.

BIBLIOGRAFIAS RECOMENDADAS:
KOHAMA: cap. 2, PISCITELLI: cap. 2 e SLOMSKI:cap. 9.3 a 9.5.
KOHAMA: cap. 4 e SLOMSKI: cap. 1.8).
 COURA, Betovem, PAVAN, Alexandre. Controladoria, Rio de Janeiro: FGV Online, 2014.
KOHAMA: cap. 5, LIMA: cap. 1.3 e 1.4, PISCITELLI: cap. 3 ao 6 6.1 Processo de planejamento: orçamento.
HORNGREN, Charles T., FOSTER, George, DATAR, Srikant M. Contabilidade de Custos. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
KAPLAN, Robert S., NORTON, David P. A Estratégia em Ação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

CARGA HORÁRIA: 24 (vinte quatro) horas distribuídas em três dias de curso.

LOCAL: FORTALEZA-CE – Comfort Hotel – Rua Frei Mansueto, 160 – Meireles, Fortaleza – CE, 60175-070.

DATA: 13 à 15 de Março de 2019.

HORÁRIO: das 08:00h às 18h00h.

INVESTIMENTO: R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) por R$ 1.800,00 (Hum Mil e Oitocentos Reais). Incluso material didático, certificado e coffee – Break. Condições especiais acima de 02 participantes de uma mesma entidade. Para seu melhor aproveitamento, sugerimos que traga seu notebook.

PRAZO DAS INSCRIÇÕES: até dia 01 de Março de 2019, prorrogável caso haja disponibilidade de vagas.

FORMA DE PAGAMENTO: Transferência Bancária (após transferência, enviar  comprovante). O pagamento deve ser efetuado até 48 (quarenta e oito) horas antes do início do treinamento. Será emitida nota fiscal eletrônica dos serviços prestados. Dessa forma, é necessário o preenchimento completo da ficha de inscrição.

CANCELAMENTO, SUBSTITUIÇÃO E PRORROGAÇÃO DO CURSO:
Para  o cancelamento de inscrição(ões), substituição(ões) de participante(s) ou aproveitar o(s) crédito(s) noutros eventos, pedimos por gentileza que nos informe em até 10 dias antes do curso, período o qual confirmaremos a turma.

A Dinâmica Treinamentos resguarda-se no direito de adiar e/ou cancelar o curso, uma vez que está sujeita a quórum de participantes para sua realização.

DADOS BANCÁRIOS: Hilana de Paula da Cunha Treinamentos – ME.
CNPJ: 23.436.077 / 0001-04 /  Banco: Caixa Econômica Federal
Operação: 003 | Agência: 1047 | Conta: 00002950-9.
Dúvidas: contato@dinamicatreinamentos.com.br ou (85) 3032.0368.