START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

Curso: Controladoria (como responsável
pela implementação de estratégia)

OBJETIVO:
Propiciar ao participante conceitos, exercícios e estudos de caso para o desenvolvimento da capacidade analítica relativa à maneira como os executivos das empresas elaboram, implementam e usam sistemas de controle. Descrever o ambiente em que o controle gerencial atua, os passos sequenciais do processo normal de controle gerencial e as variações de sistemas de controle gerencial.

METODOLOGIA:
Apresentação de conceitos através de palestra com o apoio de transparências e/ou data show, enriquecida com a contribuição dos alunos. Desenvolvimento de elaboração de exercícios práticos, bem como discussão de casos práticos inerentes aos conceitos apresentados.

PROFESSOR: JANAINA MACEDO CALVO – Mestre em Controladoria pelo Mackenzie, economista formada pela FAAP, contabilista formada pelo Osvaldo Cruz com MBA Executivo pela BBS – Brasilian Business School (módulo internacional realizado em Luanda – Angola). Janaina Macedo Calvo atuou, no setor público, como Conselheira de Emprego e Renda do Estado de São Paulo e Conselheira do Banco do Povo (baseado na experiência do Grameen Bank). Na área executiva, atuou como Gerente de Pessoal e Finanças do Crea-SP, o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina. Professora dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, das Faculdades Eniac, Estácio, do Instituto Nacional de Pós-Graduação e Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professora-autora de diversos cursos de extensão e colunista no blog Café&Finanças. Foi também colaboradora na rádio Nova Difusora AM e colunista em finanças da revista Crea – online. Em 2015 recebeu o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil pela Braslider–Associação Brasileira de Liderança. Personal Coacher e Master Coacher (Business and Executive Coaching) pelo Instituto Holos/São Paulo com certificado do ISOR System International. Praticioner em PNL pela Elsever licenciado pela The Society of NLP. Em 2017 foi co-autora do livro Histórias de Sucesso 2 em parceria com a editora Global Partners compartilhando um pouco da sua e de outras histórias contadas no âmbito pessoal e profissional, mostrando o que se pode mudar. E também recebeu o Prêmio Comunicação&Destaque, na categoria Professora Palestrante de finanças pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Introdução aos Sistemas de Controle Gerencial.
Discutir sobre as funções da controladoria nas empresas compreender estratégia e comportamento das organizações.
1.1. As Funções de Planejamento & Controle;
1.2. Formulação de Estratégias e Instrumento de Implementação;
1.3. Exemplos de Decisões em Planejamento & Controle;
1.4. Congruência de Objetivos, Fatores Influentes Informais e Formais;
1.5. Tipos de Estruturas organizacionais;
1.6. Funções Básicas do Controller;
1.7. Estudo de casos.

2. Analisando centro de custo, centro de lucro, centro de resultado e preço de transferência. Entendendo os indicadores para atingimento da estratégia.
2.1. Tipos de Centros de Responsabilidade. O Que São, Vantagens e Dificuldades;
2.2. Tipos de Avaliação de Lucratividade;
2.3. Objetivos e Questões básicas;
2.4. Métodos para Determinar Preços de Transferência;
2.5. Exercícios.

3. Planejamento Estratégico & Orçamento.
Analisar as grandes tomadas de decisão das empresas: decisão de capital giro, decisão de investimento e decisão de financiamento.
3.1. Desenvolvimento do Processo;
3.2. Diferenças entre Planejamento Estratégico e Orçamento;
3.3. Vantagens e limitações.

4. Governança corporativa e BSC.
A importância da governança e a utilização do BSC para atingimento da estratégia.
4.1. Princípios Básicos;
4.2. Temas Estratégicos;
4.3. Ativos Intangíveis;
4.4. As Perspectivas do BSC e o Relacionamento com os Mapas Estratégicos;
4.5. Impulsionando a Excelência Operacional.

BIBLIOGRAFIAS RECOMENDADAS:
 ANTHONY, Robert N., GOVINDARAJAN, Vijay. Sistemas de Controle Gerencial, São Paulo: Atlas, 2002.
 BERMUDO, Vera, VERTAMATTI, Roberto. Controladoria estratégica e seus desdobramentos comportamentais: A SOX como apoio à geração de valor organizacional), São Paulo: Atlas, 2015.
 COURA, Betovem, PAVAN, Alexandre. Controladoria, Rio de Janeiro: FGV Online, 2014.
l HERRERO FILHO, Emílio. Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
 HORNGREN, Charles T., FOSTER, George, DATAR, Srikant M. Contabilidade de Custos. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
 KAPLAN, Robert S., NORTON, David P. A Estratégia em Ação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
 KAPLAN, Robert S., NORTON, David P. Organização Orientada para a Estratégia. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
 KAPLAN, Robert S., NORTON, David P. Mapas Estratégicos. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
 OLIVEIRA, Luís Martins de, PEREZ JR, José Hernandez, SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria Estratégica. São Paulo: Atlas, 2002.

CARGA HORÁRIA: 20 (vinte) horas distribuídas em dois dias e meio de curso.

LOCAL: FORTALEZA-CE – Comfort Hotel – Rua Frei Mansueto, 160 – Meireles, Fortaleza – CE, 60175-070.

DATA: 07 à 09 Agosto de 2019.

CRONOGRAMA: 07 e 08 de Agosto de 2019Início: 08h | Intervalo: 10h20min às 10h40min | Almoço: 12h00min às 13h30min | Intervalo: 15h30min às 15h50min | Término: 17h40min. 09 de Agosto de 2019 Início: 08h | Intervalo: 10h20min às 10h40min | Término: 12h40min.

HORÁRIO: 08:00hs às 18:00hs.

INVESTIMENTO: R$ 1.800,00 (Hum Mil e Oitocentos Reais). Incluso material didático, certificado, Coffee – Break. Condições especiais acima de 02 participantes de uma mesma entidade, 20% de desconto na terceira. Condições especiais acima de 02 participantes de uma mesma entidade, 20% de desconto na terceira. Para seu melhor aproveitamento, sugerimos que traga seu notebook.

PRAZO DAS INSCRIÇÕES: até dia 27 de Julho de 2019, prorrogável caso haja disponibilidade de vagas.

FORMA DE PAGAMENTO: Transferência Bancária (após transferência, enviar  comprovante). O pagamento deve ser efetuado até 48 (quarenta e oito) horas antes do início do treinamento. Será emitida nota fiscal eletrônica dos serviços prestados. Dessa forma, é necessário o preenchimento completo da ficha de inscrição.

CANCELAMENTO, SUBSTITUIÇÃO E PRORROGAÇÃO DO CURSO:
Para  o cancelamento de inscrição(ões), substituição(ões) de participante(s) ou aproveitar o(s) crédito(s) noutros eventos, pedimos por gentileza que nos informe em até 10 dias antes do curso, período o qual confirmaremos a turma. A Dinâmica Treinamentos resguarda-se no direito de adiar e/ou cancelar o curso, uma vez que está sujeita a quórum de participantes, podendo a empresa optar pela prorrogação.

DADOS BANCÁRIOS: Hilana de Paula da Cunha Treinamentos – ME.
CNPJ: 23.436.077 / 0001-04 /  Banco: Caixa Econômica Federal
Operação: 003 | Agência: 1047 | Conta: 00002950-9.
Dúvidas: contato@dinamicatreinamentos.com.br ou (85) 3032.0368.